Secretaria da Educação prevê aumento de quase 100 mil alunos no ensino técnico
A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo prevê um aumento de 72 mil neste ano, para 170 mil alunos matriculados no ensino técnico em 2025. A pasta planeja aumentar o número de escolas estaduais que oferecem ensino profissionalizante de 1.393 para 1.911, o que é considerado uma etapa crucial para facilitar a entrada dos alunos no mercado de trabalho.
As matrículas previstas para o próximo ano letivo levam em consideração os alunos que estão na 2° e 3° série do Ensino Médio, que é o período dedicado ao aprofundamento do Novo Ensino Médio. Além disso, a Secretaria da Educação pretende aumentar o número de cidades que oferecem ensino técnico na rede de 349 para 463 municípios, um aumento de 32,6%.
Os nove cursos da grade de educação serão oferecidos para o ano que vem, incluindo administração, agronegócio, ciência de dados, desenvolvimento de sistemas, enfermagem, farmácia, hospedagem, logística e vendas. Esses cursos serão ministrados nas escolas do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).