Unidade Móvel oferece serviço veterinário gratuito no Arapoanga
São dez vagas disponibilizadas por dia, com atendimento por ordem de chegada; tutores podem levar os animais para fazer exames de baixa complexidade
Com a unidade móvel do Hospital Veterinário Público (Hvep) do Distrito Federal desembarcando no Arapoanga, os moradores da região administrativa terão a oportunidade de levar seus cães e gatos para atendimento clínico, ambulatorial e realização de exames de sangue (hemograma e bioquímicos). O serviço começou dia 12 de agosto e ficará por três meses no Centro Educacional (CED) Dona América Guimarães, que fica próximo ao Condomínio Mansões Arapoanga, na quadra 10K.
Cerca de 200 atendimentos são realizados por mês na unidade móvel, com dez senhas entregues por dia a partir das 7h30. A triagem e demais procedimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, até as 12h. No período vespertino, são atendidos apenas os retornos previamente agendados.
A aposentada Luzia Santana Lopes Santiago, 67 anos, aproveitou a manhã para levar os três cachorrinhos da raça pinscher até a unidade móvel, próxima da casa dela. Com o Marley e a Nenê no colo, e o Théo em uma sacolinha de transporte, Luzia diz estar feliz pela oportunidade de fazer um check up para avaliar a saúde dos companheirinhos de 15 anos. “Eu acho maravilhoso, porque eu não tenho muita condição de estar pagando particular. É uma mão na roda, porque o bichinho é vida. Pegou pra criar, tem que cuidar”, comentou.
O secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutemberg Gomes, pontuou a importância de levar o atendimento para mais perto da população. “Este projeto reflete o compromisso do Governo do Distrito Federal com o bem-estar animal e a saúde pública. Ao levar cuidados veterinários a Arapoanga, facilitamos o acesso a serviços essenciais para a comunidade, promovendo a saúde dos animais e, consequentemente, das pessoas”.
Exames e vacinas
Médica veterinária responsável pela unidade móvel, Flávia Amorim ressaltou que, além da consulta e coleta de exames, a unidade disponibiliza a vacina antirrábica e medicações para os animais que precisam. Também podem ser feitos exames citológicos e punção de tumores, de acordo com a disponibilidade dos procedimentos que são rodados em Taguatinga.
“Além de promover a saúde do animal com suporte médico, é muito importante a orientação que a gente leva para a comunidade. Muitas vezes atendo um paciente que o tutor não sabe quais são as vacinas importantes ou que o animal não pode consumir certas coisas que são prejudiciais à saúde”, observa Amorim.