Widelabs lança Amazônia IA: primeira IA robusta em português brasileiro desenvolvida no País

Widelabs lança Amazônia IA: primeira IA robusta em português brasileiro desenvolvida no País

Modelo LLM conversacional, que revoluciona cenário da IA em território nacional, foi desenvolvido com tecnologia Oracle e NVIDIA, e conta com apoio do MCTI

A Widelabs, empresa brasileira de inteligência artificial, anuncia com entusiasmo o lançamento do Amazônia IA, o primeiro modelo de linguagem grande (LLM) robusto em português brasileiro. Desenvolvido com tecnologia da Oracle e NVIDIA, o projeto conta ainda com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e será oficialmente apresentado, no dia 30/07 (terça-feira), na 5ª Conferência Nacional de CT&I, que será realizada até o dia 1º de agosto, em Brasília – DF.


“O Amazônia IA representa um marco para a inteligência artificial no Brasil. Ao desenvolver um LLM com foco no português brasileiro, estamos democratizando o acesso a essa tecnologia e impulsionando a inovação em diversos setores da economia”, afirma Nelson Leoni, CEO da Widelabs.


O Amazônia IA representa um avanço significativo para o Brasil, pois oferece uma série de benefícios cruciais para os usuários, sejam do setor público ou privado. Ao reduzir a dependência de soluções estrangeiras, ele fortalece a indústria nacional e impulsiona a inovação no setor de inteligência artificial. Além disso, transforma setores como educação, saúde e segurança, promovendo a inclusão digital e democratizando o acesso à informação. O modelo também estimula a criação de novas soluções e serviços baseados em inteligência artificial, abrindo portas para um futuro mais tecnológico e eficiente, já que seu valor em reais não está sujeito às oscilações do dólar. Por fim, ao fortalecer a identidade brasileira e promover o uso do português, o Amazônia IA contribui para a preservação da cultura e história nacionais.

O modelo foi treinado com uma grande e diversa quantidade de dados, especialmente em português brasileiro, garantindo diversidade. Essa base de dados robusta, combinada com a infraestrutura de ponta da Oracle, que oferece uma rede de datacenters tier III de segurança, permite ao Amazônia IA oferecer resultados de alta qualidade e escalabilidade.


“Ser a provedora de tecnologia da Widelabs significa, para nós da Oracle, poder colocar em prática a nossa expertise em segurança de dados, escalabilidade e alta performance. Temos robustez no mercado de IA, com soluções de última geração, como as GPUs H-100, que são altamente capazes de ajudar nos objetivos dos nossos clientes, criando histórias de sucesso.”, afirma Alexandre Maioral, presidente da Oracle Brasil.


“A NVIDIA tem orgulho de contribuir com a tecnologia necessária para o desenvolvimento do Amazônia IA. A utilização dos nossos frameworks e GPUs H100 permitiram a criação de um modelo de linguagem que não só entende, mas também respeita as nuances do português brasileiro. Esta inovação fortalece o ecossistema de inteligência artificial no Brasil e abre novas oportunidades para desenvolvedores e empresas locais. Estamos muito felizes e esperamos ainda mais projetos como este em toda América Latina”, declara Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

Vale ressaltar, ainda, que o Amazônia IA foi construído a partir das boas práticas regulatórias já existentes no mundo, as quais estão sendo discutidas no Brasil. Na questão de proteção de dados, o modelo segue as melhores práticas regulatórias do mundo e acompanha todas as discussões e movimentações em torno da EBIA.

O chat do site do Amazônia IA (www.amazoniaia.com.br) será disponibilizado para os usuários a partir do dia 05 de agosto de 2024 para todo o território nacional. Já a versão premium e a API será comercializada a partir de setembro. Os interessados entrarão em uma lista de espera, no qual o acesso para os desenvolvedores será liberado aos poucos.

Sobre a Widelabs:

A Widelabs é uma empresa brasileira, fundada em 2020 no Rio Grande do Sul, a qual desenvolve soluções baseadas em IA aplicada, ao unir o estado-da-arte em modelos de inteligência artificial e a criatividade humana para resolver problemas reais e concretizar projetos disruptivos.

A empresa trabalha em plataformas como NVIDIA AI, frameworks como NeMo para desenvolver soluções de IA Conversacional; LLMs e processamento de linguagem natural; treinamento e inferência em deep learning; edge computing e IoTs; predição em saúde; entre outros. Mais informações clique aqui

Sobre a Oracle:

A Oracle oferece conjuntos integrados de aplicativos, além de infraestrutura segura e autônoma no Oracle Cloud. Para obter mais informações sobre a Oracle (NYSE: ORCL), visite-nos em www.oracle.com.

Sobre a NVIDIA:

Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica, iniciou a era da IA moderna e tem ajudado a digitalização industrial em todos os mercados. A NVIDIA agora é uma empresa de infraestrutura de computação full-stack com soluções em escala de data center que estão revolucionando o setor. Mais informações em: https://www.nvidia.com/pt-br/.

Siga nossas redes sociais: Facebook Instagram.


Fato Novo com informações e imagens: Widelabs

Geraldo Naves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *