-- --

Ciclone extratropical: autoridades confirmam outras seis mortes e número sobe para 27 no sul do país

Ciclone extratropical: autoridades confirmam outras seis mortes e número sobe para 27 no sul do país

Segundo a Defesa Civil do estado, a previsão é que as chuvas, mesmo após darem uma trégua nesta terça, retornem na quarta-feira (6)

Subiu para 27 o número de mortos em consequência da passagem do ciclone extratropical no Rio Grande do Sul. Seis corpos foram encontrados na manhã desta quarta-feira (6) no município de Roca Sales, no Vale do Taquari, que fica a cerca de cento e 20 quilômetros da capital, Porto Alegre, e na mesma região onde também foram encontradas as outras 21.

No Rio Grande do Sul, 15 óbitos confirmados ocorreram em uma casa em Muçum, no centro do estado, e seis na região mais ao norte gaúcho, nos municípios de Mato Castelhano, Passo Fundo, Ibiraiaras e Estrela. Uma morte ocorreu sobre o Rio Taquari, durante tentativa de resgate de uma pessoa, por helicóptero, quando o cabo se rompeu e a vítima e o policial socorrista caíram. A mulher não resistiu aos ferimentos e morreu e o policial está em estado grave.

Ainda hoje deve desembarcar na região do Vale do Taquari uma comitiva com ministros para sobrevoar a região, acompanhados do Eduardo Leite. Bombeiros trabalham nas buscas para resgatar pessoas que continuam ilhadas.

Danos

Os dois estados registram também inúmeros estragos provocados pelas tempestades. Em Santa Catarina, a Defesa Civil do estado confirmou a ocorrência de um tornado no município de Santa Cecília, na comunidade de Anta Morta.

De acordo com o governo gaúcho, o Rio Taquari inundou as cidades de Muçum, Roca Sales, Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Encantado e Colinas.

No momento, o Rio Taquari permanece acima da cota de inundação nas estações Muçum, Encantado e Estrela. Já o Rio Caí ultrapassou esse nível nas cidades de São Sebastião do Caí e Montenegro. No Rio Grande do Sul, a Defesa Civil alerta para inundação do Rio Caí, que continua em elevação a partir do município de São Sebastião do Caí. Há risco de deslizamentos de terra, pois o solo continua úmido. Em quase todos esses municípios, famílias estão sendo retiradas de suas casas de forma preventiva.

Please follow and like us:

Clique abaixo e leia também